#1 . Opinões . Notícias
VAMOS FALAR
Fevereiro 2019
Mensagem do Instrutor-Chefe Nacional
Mensagem do Instrutor-Chefe Nacional

Caros amigos.
Aproveito esta oportunidade para cumprimentar a Direção da APKS pela iniciativa do lançamento da primeira Newsletter da APKS, espaço de opinião que pode e deve ser partilhado por todos nós. Assim sendo, convido todos os instrutores, praticantes e simpatizantes da associação a serem interventivos, dando a sua
opinião, seja ela a elogiar o que mais vos agrada  ou a criticar quando não concordam com qualquer iniciativa da associação.

Cumprimentos
Marcelo Azevedo

Início
A falar é que a gente se entende ...
A falar é que a gente se entende ...

Agora realidade, este é mais um passo deste longo caminho orientado para o futuro onde a imperiosidade de comunicar é cada vez mais evidente.
Comunicar é uma competência que se desenvolve com a prática.
Temos de falar sobre assuntos importantes, nomeadamente sobre o que aqui nos traz.

Essa é a proposta que temos para si:
Falar.
Falar de Karaté. Das suas virtudes e dos valores com que contribui para o nosso desenvolvimento, e o dos nossos filhos.

Obrigado por aceitarem falar connosco!

Início
Opinião: O Karaté Faz Bem!
Opinião: O Karaté Faz Bem!

Sempre que questionados acerca dos fundamentos deste nosso projeto, surge-nos quase obrigatoriamente a longa lista de valências positivas, que a prática do Karaté proporciona ao indivíduo, física, intelectual e emocionalmente.
Selecionamos um conjunto de fatores que consideramos nucleares, mas as respostas exigem sempre mais, dado o contexto proposto pela escalada global, imediata, dos desafios planetários e contemporâneos.

A complexidade das emoções sociais, agudizadas com o crescente despertar de novas necessidades e compromissos, que se desenrolam na recodificação das fronteiras da sobrevivência do nosso habitat natural e o seu relacionamento connosco, tendem a afastar cada vez mais o indivíduo de si mesmo, justificando o interesse crescente, demasiado, pelas propostas do conhecimento tecnológico posicionado como referência de um paradigma absolutamente indispensável à viagem pelos tempos futuros.

Neste momento, como outrora, o homem reafirma-se e reconstrói-se  com práticas como o Karaté num quotidiano de esforço e valorização, num redesenhar permanente do corpo e do espírito, procurando dentro de si os valores únicos e os que são comuns aos dos seus pares, em agregação, numa sociedade equilibrada e justa, recusando a desistência do seu papel principal na sobrevivência do nosso modelo de vida.

O karaté torna-nos mais fortes. Melhora as nossas capacidades socio-afetivas desenvolvendo a tolerância e a aceitação das diferenças, o respeito, o rigor, a disciplina, promovendo a autoconfiança e o sentido de responsabilidade.

O Karaté Faz Bem!

Luís Braz Rodrigues | Presidente da APKS

Início
Karaté e a Medicina Chinesa, uma excelente combinação
Karaté e a Medicina Chinesa, uma excelente combinação

O Karaté faz parte da minha vida. Desde os 5 anos que pratico, há uma vida inteira! A Medicina Tradicional Chinesa surgiu, obviamente, na minha vida muitos anos depois. No entanto estas duas fundem-se na perfeição. 

Ao longo dos mais de 30 anos de experiência clínica, já aconteceu prescrever Karaté a alguns pacientes. A reação é sempre muito curiosa, as pessoas não fazem ideia do que estou a falar, pensam que estou a brincar. A verdade é que o Karaté, tal como a Medicina Tradicional Chinesa, têm, entre várias coisas em comum, a manipulação de energia, o Qi.

O Karaté reforça o sistema imunitário. Já aconteceu, nas minhas Clínicas, prescrever aulas de Karaté para tratar, por exemplo, problemas respiratórios. A explicação é muito simples, cada vez que fazemos Karaté, fazemos respirações específicas. São essas respirações que vão permitir adquirir Energia - o Qi - que se acumula no Rim, o Órgão responsável pelas defesas.

O Karaté faz parte da minha educação e da minha personalidade combativa. Tenho um enorme orgulho de afirmar que o primeiro campeão mundial da modalidade, na altura com apenas 20 anos, foi meu aluno de Karaté e treinou comigo desde o início até ser campeão do mundo em Kumite (combate). Foi o primeiro português a ser campeão do mundo, do mesmo modo eu fui o primeiro mestre português a fazer um campeão do mundo. Não podia ter mais orgulho nisso!

Ao longo dos mais de 50 anos que pratico karaté são muitas as histórias que poderia contar. Recordo uma passada no Japão, em 1994,
numa competição onde participavam cerca de 4000 atletas. Estávamos em pleno combate quando houve um problema com uma atleta e só havia um médico que, obviamente, não conseguia dar apoio a todos os atletas. Então fui ajudar a atleta da situação complicada em que se encontrava. No final, o médico da competição sentiu que a sua ‘honra’ foi salva e veio agradecer-me com uma vénia à qual eu respondi fazendo uma vénia maior por uma questão de ética, dado que o Médico era mais graduado! Gerou-se ali uma situação engraçada. :-)

Em suma, o Karaté rege-se pelo princípio do respeito, harmonia, equilíbrio e na promoção da confiança e auto estima, princípios também muito presentes na Medicina Tradicional Chinesa e, claro, na minha vida quer particular quer profissional.


Pedro Choy


Início
Sernancelhe - Encontro marcado no início de Março
Sernancelhe - Encontro marcado no início de Março

Os estágios nacionais são um ponto alto na vida da APKS. Sorrisos, suor e lágrimas são partilhados por centenas de karatekas e "family supporters" numa experiência social fantástica. É por isso que lhes damos tanto valor. É por isso que a seleção do local onde nos encontramos é tão importante. Sernancelhe é um local especial e é lá que vamos estar no início de Março. Todos!

"Sernancelhe é uma bonita vila da região Norte do País, sede de concelho, na margem direita do Rio Távora, numa região montanhosa, senhora de paisagens idílicas e de uma arquitectura rural e medieval granítica de grande beleza e valor, conhecida pela sua feição agrícola e pela produção de castanhas.
Conta com uma antiga ocupação humana, existindo alguns vestígios de ocupação pré-histórica, tendo sido local escolhido por Romanos e Árabes, reconquistada pelos Cristãos no século XI.

Por toda a região encontram-se casas senhoriais e apalaçadas, como o barroco Solar dos Carvalhos, a Casa do Paço ou Casa da Loba, a Casa dos Condes da Lapa e Barões de Moçâmedes ou a Casa da Comenda da Malta, denotando a importância agrícola e comercial da área, que produz afamados vinhos, castanhas e batatas.

Em Sernancelhe destaca-se a Românica Igreja Matriz do século XII, o mais significativo monumento da vila, o bonito Pelourinho de 1554 e o que resta do Castelo de origens bem antigas e reconstruído pela Ordem de Malta, que marcou a história da região.

Nos arredores merecem destaque os lugares de Vila da Ponte, Macieira, Sarzeda, Fonte da Arcada e Lapa com o seu afamado Santuário localizado em plena Serra, onde tem lugar uma das maiores romarias do País.

O artesanato da região é conhecido pelos bonitos trabalhos em granito e latoaria, sendo igualmente Sernancelhe famosa pela boa mesa, com destaque para o salpicão e chouriça, presunto, bola de carne e a típica sopa de castanha. "

Fonte: https://www.guiadacidade.pt/pt/poi-sernancelhe-15245

Início
道場 DOJOS
道場 DOJOS

“DO” quer dizer caminho e “JO”, lugar.
DOJO é o lugar onde se pratica o caminho de uma arte marcial. (
道場 ).
Nesta coluna, vamos falar-vos dos nossos Dojos. Dos seus mestres, da sua história, do seu valor.

Hoje é a vez do:

Energy Fitness Club – Mem Martins/Sintra

A ensinar karate shukokai desde 1998

Há 21 anos que o karate faz parte da história do ginásio Energy Fitness Club, tantos como os da sua existência. A arte do shukokai é ensinada nesta academia pelo professor Nuno Dias, graduado com 5.º dan e com carteira de treinador de grau 2. Existem duas classes distintas: Formação (5-13 anos) e Manutenção/Competição (mais de 14 anos). Ao longo dos anos, centenas de pessoas passaram pelo tapete deste ginásio, que atualmente tem cerca de 30 atletas no ativo. Com a experiência adquirida as aulas procuram satisfazer as necessidades da população local. Com base neste ponto de vista, na classe infantil, o instrutor procura desenvolver competências físicas, emocionais, culturais, sociais e marciais, através da prática de exercícios específicos, que permitem explorar todas as potencialidades das respetivas faixas etárias. Na classe “adulta”, os treinos são orientados para objetivos individuais, tendo como base o princípio da individualidade biológica. Nestas sessões são aplicadas dinâmicas que permitem aos praticantes perder peso, melhorar a condição física e psicológica. São também elaborados treinos de competição, para quem assim o deseja. Em termos gerais no Energy Fitness Club ensina-se karate shukokai com forte componente marcial, onde todos os praticantes recebem instrução de treino que os permite enfrentar situações de confronto físico de uma maneira mais tranquila. As aulas são bastante dinâmicas usando sacos e plastrons para testar a eficácia das técnicas. Todas as partes do corpo são trabalhadas e as técnicas são executadas a três níveis (baixo/médio/alto) de acordo com os objetivos de cada um. Aqui treina-se karate de combate (defesa pessoal/técnicas de full contacto); karate de manutenção (perca de peso/melhoraria da condição física); karate de competição (KSI/WKF) e karate de formação.

Nuno Dias

Energy Fitness Club – Rua de São Francisco Xavier, Armazém A, 2635-195 Mem Martins, Lisboa

Início
 
APKS - Associação Portuguesa de Karate Shukokai
2019(c)
www.shukokai.pt
Se  não quiser tornar a receber esta newsletter, clique aqui.